DNPMIX - dnpmix@grupodnp.com.br

DICAS DE CONCRETAGEM

 

  • Acabamento da superfície

Evite fazer uso excessivo da desempenadeira, pois esse procedimento favorece o aparecimento de fissuras. Espalhar cimento na superfície do concreto antes da cura, também favorece o aparecimento de fissuras (pequenas rachaduras).

 

  • Cálculo do volume de concreto

Observe muito bem as dimensões das peças que serão concretadas, principalmente, a espessura das lajes, pois variações nessas medidas podem ocasionar a necessidade de um volume de concreto maior que o planejado.

 

  • Concreto para todas as obras

Muita gente pensa que o Concreto Dosado em Central, só serve para fazer pontes, viadutos, edifícios, plataformas submarinas, enfim, obras de grande porte. Mas não é bem assim. Ele pode ser utilizado para atender também a obras pequenas como concretagem de alicerces, lajes, calçadas, etc.

 

  • Plasticidade do Concreto

Se precisar de um concreto mais plástico, ou seja, com slump diferente do especificado na Nota Fiscal de remessa, este então deverá ser solicitado para a nossa Central.

 

  • Cuidados com o Meio Ambiente

Após a concretagem, é importante manter a limpeza das vias públicas (ruas e calçadas), tomando sempre cuidado para não entupir bueiros e obstruir sarjetas.

 

  • Cura do concreto

A cura da superfície deve ser prolongada por no mínimo 7 dias após a concretagem. Os meios mais simples e usuais são: sacos molhados de cimento ou de estopa molhada protegendo a superfície concretada, ou ainda, uma lâmina d’água de 2cm represada sobre as superfícies de lajes. A cura é necessária mesmo em dias nublados, principalmente se estiver ventando.

 

  • Evite trincas e rachaduras

A superfície já concretada deve ser molhada logo após sua regularização e desempeno. A eficiência da molhagem (cura), durante e depois da concretagem, evita o aparecimento de trincas de retração (fissuras em várias direções).

 

  • Mais economia

Com o Concreto Dosado em Central, você cumpre seu cronograma, elimina investimentos em equipamentos, controla com exatidão o volume da concretagem e racionaliza o uso da mão-de-obra.

 

  • Não acrescente água no concreto

Não é permitida a adição de água no concreto por conta da obra. A consistência do concreto é definida pelo operador da betoneira. Os concretos com excesso de água têm seu manuseio facilitado, mas resulta em concretos porosos facilitando as infiltrações, aparecendo vazamentos e, principalmente, diminuindo a resistência.

 

  • Praticidade e agilidade

Contratando com a DNPMIX, você não precisa mais se preocupar com a compra de materiais e equipamentos, já que o concreto chega preparado para ser aplicado, tornando o andamento da obra muito mais simples e com a rapidez de execução que você precisa.

 

  • Prepare-se para a chegada do concreto

Antes do início da concretagem, molhe superfícies absorventes tais como: madeiras das formas de lajes, vigas, pilares, lajotas ou cerâmicas. Depois, use madeirite ou tábuas para andar sobre o concreto espalhado sobre a laje.

 

  • Tempo de manuseio

O concreto é uma mistura cujo tempo para o seu manuseio é limitado (duas horas e meia no máximo, após a sua saída de nossa central dosadora). Procure, portanto, encurtar o tempo de concretagem, pois a demora para o lançamento do concreto, pode resultar na utilização de um concreto em processo de endurecimento dificultando o manuseio e comprometendo a qualidade.

 

  • Verifique o lacre do caminhão

Verifique se o caminhão-betoneira chegou devidamente lacrado conferindo o lacre com o número especificando na Nota Fiscal de Remessa.